
SER CRISTAO É SER REFLEXO DO AMOR DE DEUS NO MUNDO
Lc 9,1-6
O texto do evangelho fala da missão dos discípulos de Jesus. Depois de uma longa temporada de formação e de instrução, Jesus convoca seus discípulos e os envia. A missão consiste na proclamação da Boa Nova e em ações concretas que o evangelho usa a expressão “expulsar demônios e curar os doentes”. É um trabalho libertador.
Para isso, antes de partir Jesus lhes dá o poder para vencer a força do mal. Mas para exercer esta missão cada enviado deve ser revestido da “pobreza evangélica”. Cada cristão deve estar livre interiormente, sem demasiada bagagem. O cristão não buscar a si mesmo e sim deve dar exemplo de desapego e deve confiar na força intrínseca da Palavra de Deus.
O cristão deve estar despojado, ter um coração livre. Somente aquele que se esvazia de si tem espaço para a graça de Deus. E quando uma pessoa estiver cheia de graça, como a mãe de Jesus, ele será uma bênção para os demais.
A Igreja que somos nós todos, devemos servir de ponte entre Deus e a humanidade, deve servir de testemunha do amor de Deus aos homens. A fé, que é a resposta humana ao convite de Deus deve ser refletida na terra em que vivemos. Toda a atividade da Igreja ou de cada cristão deve ser dirigida para este fim: ser espelho do amor de Deus.
A imagem da Igreja, que somos nós todos, deve ser a imagem de uma realidade acolhedora e não excludente, a imagem de um “recinto” em que todos cabem porque todos são recebidos com amor. Onde há amor, há espaço. Onde não há amor, há apenas um sufoco e agressividade e mútuo ataque. Neste sentido, toda a vida do cristão há de ser evangelizadora.
Nesta Eucaristia celebramos o amor Daquele que, conhecendo nossa fragilidade, fez suas as nossas dores, carregou sobre si nossas misérias e nos curou com suas chagas. Ele se apresentou não como um Deus terrível que dá medo e sim com simplicidade de quem nos ama entranhavelmente e se aproxima de nós para se manifestar a nós como a Boa Notícia que o Pai Misericordioso pronuncia a nosso favor.
Que Deus nos conceda, por intercessão da Santíssima Virgem Maria, nossa Mãe, a graça de viver confiados no amor de Deus, mas ao mesmo tempo sermos fieis a tudo aquilo que nos foi encomendado, especialmente proclamar Seu Evangelho não somente com palavras, mas principalmente com obras de tal forma que sejamos construtores de Seu Reino neste mundo.
Oração pelas famílias:
Senhor Jesus Cristo, Vós que, fazendo-Vos homem, quisestes ser membro da família humana, ensinai às nossas famílias as virtudes que resplandeceram na casa de Nazaré.
Fazei que elas permaneçam unidas, como Vós e o Pai sois Um, e sejam testemunho vivo de amor, de justiça e solidariedade; fazei que sejam escolas de respeito, perdão e ajuda recíprocos, para que o mundo creia; fazei que sejam fonte de vocações para o sacerdócio, para a vida consagrada e para todos os demais modos de decidido compromisso cristão.
Com a imposição da minha mão sacerdotal que Deus abençoe toda a sua família: + Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo . Amém
Padre Silvester Anas.
| < Anterior | Próximo > |
|---|




